FUJA À CRISE E VENHA DIVERTIR-SE COM AS NOSSAS GENTES
PROMETEMOS MUITA ANIMAÇÃO NA NOSSA COMPANHIA
FREIXEDA É FESTA!
1 de ago. de 2012
16 de abr. de 2012

OURO da pedra, OURO da terra...
Terra conhecida pelo ouro, ouro que trouxe muita gente a escavar e perfurarar estas terras e que agora não passa de pó e mato.
Depois da paragem da exploração mineira, todos se viraram para os campos e para a agricultura.
Terras férteis como estas e regadas pelo suor dos seus trabalhadores deram como recompensa o OURO tantas vezes desejado, o AZEITE, Ouro virgem de enorme valor comprovado na apetitosa torrada da manhã, no bacalhau do almoço e no caldo verde da ceia.
Viveu então esta freguesia mais umas décadas de transformação, industria e muita vida . Existiam na aldeia 3 lagares em pleno funcionamento, recolhendo as toneladas de azeitonas de toda a região e produzindo milhares de litros de azeite que enchiam as adegas dos agricultores como recompensa do seu arduo trabalho.
Pena é que desses lagares apenas resta um que sofreu alterações recentemente para acompanhar o evoluir das normas e exigências e que mesmo este se encontra em venda por falta de produção.
Um outro encontra-se num estado idêntico ao visível nas fotos e o terceiro já hà muito se desmantelou.
Quem sabe um dia se guardem as máquinas, se prese o edifício, se recolham memórias, se invoquem personagens, se observem fotos e se faça história recontando a história.
Assinar:
Comentários (Atom)


